Neste blog fazemos um breve análise sobre o símbolo hippie e seus impactos na quebra de paradigmas na década de 1960, apontando sua história no mundo e no Brasil e fazendo uma breve análise do signo hippie. Imaginem o alcance que teria o movimento hippie na era das redes sociais. Incrível o poder de mobilização e transformação social que influenciou o movimento hippie em todo o mundo, em um tempo onde não havia liberdade de expressão.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Análise do Signo Hippie

Em meados da década de 60, Gerald Holtom (integrante da inteligência durante a Segunda Guerra Mundial), desenhou a imagem que até hoje conhecemos como representante do movimento Hippie.
O símbolo Hippie é tão conhecido mundialmente como o pombo branco é conhecido no Cristianismo e Judaísmo, trazendo assim a ideia de conscientização, liberdade de expressão, libertação das injustiças sociais, opressão e inicio de uma mobilização cultural de forte impacto politico e social. Porém não podemos deixar de lembrar que onde há símbolo, ou seja, representação de um povo, ou cultura também se encontra um ícone, e por que não falar que este ícone é a própria simbologia Hippie? Sabemos que Símbolo e ícone não podem andar separados, já que um é o complemento do outro.
O índice é toda a representação do símbolo e ícone juntos, ou seja, os três se complementam fazendo com que, onde se encontra o símbolo hippie encontra-se também uma história e desta história encontra-se um povo e que este mesmo povo representa o desenvolvimento de toda uma sociedade que sabe e luta pelos seus ideais.
O símbolo hippie representa vários sintagmas que formaram o paradigma da liberdade de expressão, paz e amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário