Neste blog fazemos um breve análise sobre o símbolo hippie e seus impactos na quebra de paradigmas na década de 1960, apontando sua história no mundo e no Brasil e fazendo uma breve análise do signo hippie. Imaginem o alcance que teria o movimento hippie na era das redes sociais. Incrível o poder de mobilização e transformação social que influenciou o movimento hippie em todo o mundo, em um tempo onde não havia liberdade de expressão.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Simbologia do Movimento Hippie


Símbolo do Movimento Hippie
Símbolo do Movimento Hippie
O símbolo da paz, foi desenvolvido na Inglaterra para ser logo de uma campanha de desarmamento nuclear no ano de 1958, em 1960 os Hippies adotaram esse símbolo como o Símbolo da Paz.
Este símbolo tem o nome de Mandala (figura circular com 3 intervalos iguais).
                                                                            


Origem do Símbolo Hippie
O Símbolo foi desenhado pelo integrante da inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial, Gerald Holtom, e têm como base a linguagem de bandeiras, quando se sobrepõem a N sobre a D (N de Nuclear e D de Disarmament, em português Desarmamento Nuclear).

Símbolo do Desarmamento Nuclear - 1958

Objetivo: passar uma mensagem “defensora da paz e expressar sua revolta diante da ameaça nuclear”
Este logotipo foi aprovado pelo “Direct Action Commitee Against Nuclear War” e selecionado para aparecer em publico na primeira marcha contra a Guerra Nuclear, reunindo centenas de pessoas em Londres em uma caminhada de quatro dias, essa marcha foi identificada por "1st Aldemaston March.
  
Variação de Interpretação Símbolo Hippie
“Sinal do Cristão Quebrado” ou “A  Cruz de Nero”
Existe uma crença de que o símbolo representa seitas e ideais satanistas.
Essa crença está relacionada com a crucificação do discípulo de Cristo,  Pedro, em Roma entre os anos de 64 a 67 d.C. No Circo de Nero (local onde hoje é o Vaticano), Néro mandou crucificar Pedro. A crucificação aconteceu na segunda captura do apostolo, a crucificação de deu com a cruz de cabeça para baixo a pedido de Pedro se achava inferior a Cristo, e Nero sabendo que assim seria mais doloroso, ainda pediu que quebrassem os braços da cruz. Nero a batizou como “Sinal do Cristão quebrado” ou “Cruz de Nero” e foi difundida pelos satanistas, representando a morte.

2 comentários: