Neste blog fazemos um breve análise sobre o símbolo hippie e seus impactos na quebra de paradigmas na década de 1960, apontando sua história no mundo e no Brasil e fazendo uma breve análise do signo hippie. Imaginem o alcance que teria o movimento hippie na era das redes sociais. Incrível o poder de mobilização e transformação social que influenciou o movimento hippie em todo o mundo, em um tempo onde não havia liberdade de expressão.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Movimento Hippie no Brasil

Movimento Hippie no Brasil, o Tropicalismo
O movimento mais próximo dos Hippies que aconteceu no Brasil foi o Tropicalismo, também chamado de Tropicália ou Movimento Tropicalista.
Um movimento cultural do fim da década de 1960 que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda, da cultura pop nacional e estrangeira (trazendo o pop rock e o concretismo), mesclando manifestações tradicionais da cultura brasileira as inovações estéticas radicais.
Seus objetivos também eram sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que tiveram forte eco sob o regime militar, no final da década de 1960. Sua principal manifestação foi na música, cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé, uma música marcante foi Tropicália de Caetano Veloso.

Em pleno regime militar, a ditadura perseguiu os Tropicalistas, prendendo alguns artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso, que foram exilados por apresentarem críticas contrárias ao modo de governo em suas músicas. Por conta da repressão militar, a maioria dos verdadeiros Hippies e Tropicalistas no Brasil, migraram para áreas desertas praias baianas e para o interior de Goiás, onde muitos se encontram  até os dias atuais.
Caetano Veloso e Gilberto Gil 1969
Caetano Veloso e Gilberto Gil, eram líderes do movimento tropicalista no Brasil, foram presos em 1969 no Rio de Janeiro após protestarem de forma pública contra o regime militar do Brasil.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário