Neste blog fazemos um breve análise sobre o símbolo hippie e seus impactos na quebra de paradigmas na década de 1960, apontando sua história no mundo e no Brasil e fazendo uma breve análise do signo hippie. Imaginem o alcance que teria o movimento hippie na era das redes sociais. Incrível o poder de mobilização e transformação social que influenciou o movimento hippie em todo o mundo, em um tempo onde não havia liberdade de expressão.

Ideologia e Cultura

Ideologia, cultura e valores do Movimento Hippie
“Viver hoje sem se preocupar com o amanhã”
(Carpe Diem).

A ideologia era da Liberdade, tudo era uma questão de liberdade, drogas, roupas, algumas comunidades adotavam o nudismo, viver para os Hippies era uma questão de Liberdade. Eles pregam o amor sem distinção e a não violência.
Seus valores: os Hippies defendiam o conceito “Paz e Amor”, negavam o nacionalismo, o patriotismo e as causas de violência e guerras. Defendiam os valores da natureza, e desconfiavam do poder econômico e militar. Adotaram o Carpe Diem (viver o hoje sem se preocupar com o amanhã).

O movimento e a cultura Hippie adotaram religiões como o budismo e o hinduísmo e/ou religiões nativas americanas. Eles estavam contra o desacordo dos valores tradicionais e das economias totalitárias e capitalistas. Os hippies adoptaram um estilo de vida nómada deixando o conforto dos seus lares. Eles viviam em comunidades com outros hippies ou em comunas rurais. Adoptaram um modo de vida comunitário estando em comunhão com a natureza. Viviam e produziam independentemente dos mercados formais.   

Nenhum comentário: